segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Pré-Vestibulinho Social: Vem pro IF!

Iniciou no último sábado o "Pré-Vestibulinho Social: Vem IF". Nesta edição, 238 estudantes de 9º ano (de escolas da região) se candidataram a uma das 150 vagas. Serão dois sábados de aulões o dia todo em que as aulas são ministradas por estudantes "VOLUNTÁRIOS" do Ensino Médio Integrado. Esse projeto de extensão está completando 4 anos, e desde a criação é coordenado pela pela Pedagoga Maria Cristina e pelas estudantes Manoella Santos  e Laura Bohmann (401 ADM). Há dois anos também faz parte da coordenação o estudante Octávio Cunha  (201 ADM) ex aluno no "Vem pro IF" (2015). Essa situação de ex- aluno virar "professor" na ação tem se repetido: hoje, dos "30 estudantes voluntários" no projeto, 7  participaram como alunos em edições anteriores. Compõe também a equipe de servidores que executam o projeto, a Assistente de Alunos: Giane Santos, os Técnicos de Informática: Augusto Weiand e Richard Cechin, e a Auxiliar Administrativo Jade Monteiro. 
                                           (Cursistas em aula de Matemática)
       
                                                       (Parte do grupo de estudantes que ministrou aulas nesse sábado)

Os cursistas trouxeram alimentos não perecíveis que serão doados para os indígenas Mbya Guarani que instituíram uma aldeia na área da extinta FEPAGRO (em Maquiné) no mês de janeiro. 
                                                                  (Doações dessa semana)

Com essa nova aldeia em processo de regularização, o território do Litoral Norte passará a ter 13 comunidades indígenas "demarcadas". O vídeo abaixo é uma demonstração da cultura Mbya Guarani, trata-se de uma dança que encena uma caçada, filmada há 2 semanas na aldeia pelo Cacique André.

      
1-No próximo sábado, haverá mais coletas de alimentos, os servidores também podem doar alimentos na sala do pedagógico, projeto: "Abraço Mbya Guarani no Litoral Norte". 

Nenhum comentário: